sexta-feira, 13 de março de 2009

Hora Pinta Palavras - Plano Nacional da Leitura

Hoje a escrita foi tal como prometido, uma investigação... uma descoberta???
Ou talvez não!!!
Os próximos capítulos assim o dirão?!
Aqui ficam alguns textos.
Um dia ao passear pela Mata dos Medos encontrei uns amigos que estavam com um problema.
Eles contaram-me o que se estava a passar e o Ouriço era o investigador e eu decidi ajudar o Ouriço.
Um dia ao ir para a casa do Ouriço para descobrir o ladrão, ouvi bicadas.
Então fui chamar o Ouriço. Ele desconfiava que era o pica-pau e eu tinha a mesma opinião.
E assim no outro dia fomos a casa do Chapim e perguntamos-lhe se lhe tinham vindo roubar o comer. Ele disse que sim e ouviu umas bicadas quando isso aconteceu .
No dia seguinte, fizemos uma reunião e contamos que o ladrão era o pica-pau , mas deveriam guardar segredo , pois ainda não havia a prova final.
Um estava a conversar com o Ouriço e estávamos escondidos àtras dum arbusto a tirar fotografias ao Pica-Pau quando ele resolveu roubar novamente comer do Chapim.
Marcámos uma reunião e chamamos o Pica-Pau ele apareceu e contou toda a verdade .
Descobrimos o fantasma de Abril.
4.º ano
Eu e o ouriço somos investigadores e queremos encontrar o ladrão que rouba o Chapim, lá na mata dos medos.
Nos temos de levar cordas, saco se também...
Uma noite nos levamos isso tudo e fomos para casa do Chapim. O ladrão foi lá nos apanhamo-lo, mandamos o saco e o ladrão ficou lá dentro.
Quando fui ver descobri que o ladrão era a personagem que não entrava na história.
Ele foi para fora da nossa terra, abandonou a mata dos Medos.
3.º ano
Amigo Ouriço estás preparado para descobrir o fantasma de Abril?
Mas é claro que estou – respondeu ele.
A meio do caminho comecei a ver pegadas cada vez maiores e quando fui ver as pegadas tinha acabado de cair uma pena azul.
Hum! Parecem muitas pista de uma só vez. Podem ser pistas falsas não é Ouriço? Sim tens razão não nos podemos precipitar – respondeu.
Quando voltamos, ouvimos:
- Então já sabem quem é o fantasma de Abril? – perguntava o Chapim ansioso .
Não, infelizmente não. Mas encontramos pistas.
- O quê? Perguntou de novo o chapim.
- Uma pena azul e pegadas que vamos seguir amanhã, disseram.
O coelho perguntou:
- Posso ir com vocês?
- Tu ao menos sabes investigar?
Já te disse hà poucas coisas que um coelho como eu não sabe fazer, respondeu.
Está bem, concordaram todos.
3.º ano
JÁ SABEM QUEM É O FANTASMA???

Sem comentários: